
O mundo tem evoluído cada vez mais e com isso as empresas veem adaptando formas mais inovadoras e seguras no seu dia a dia, tais como a assinatura eletrônica e certificado digital.
Esses recursos tecnológicos se destacam de forma absurda que não podem ser considerados como simples inovações, e sim, como requisitos para a otimização dos processos de um business.
Ainda é comum acontecer uma certa “confusão” entre assinatura digital e certificado digital, mas calma, iremos te esclarecer isso!
Existe diferenças entre assinatura eletrônica e certificado digital que precisam ser entendidas já que, ambos servem para garantir rigor na autenticidade e segurança em um documento digital, porém, suas contribuições específicas são distintas.
O que é assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica é o gênero no qual o certificado digital é uma das suas partes. Simplificando, a assinatura eletrônica é aquela que se utiliza de qualquer mecanismo eletrônico ou digital para validação de autoria de um determinado ato.
A assinatura eletrônica possui validade jurídica em praticamente todos os países. No Brasil, foi inserido por diversas normas, como Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e pela Medida Provisória nº 983 de 2020.
As assinaturas eletrônicas substituem assinatura de próprio punho, feita através de “papel e caneta” mais eficiente, econômica e prática, tornando extremamente essenciais em empresas que buscam otimização nos seus negócios.
Assim, ela pode ser utilizada para os mais diversos tipos de documentos compartilhados, como:
assinatura de contratos e aditivos;
documentos trabalhistas, como folhas de pagamento, rescisões, formulários ou advertências;
relatórios de saúde;
ordens de pagamento ou de serviço;
contratos de compra e venda;
e muitos outros.
O que é certificado digital?
Já o certificado digital, por outro lado, é um tipo de assinatura eletrônica específica, que garante maior grau de confiabilidade dentro dos tipos de assinatura eletrônica, porém, sua obrigatoriedade de uso é extremamente restrita.
Ele garante a identidade e integridade dos emissores, feitas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Da mesma forma que os outros tipos de assinatura eletrônica, o certificado digital também promove praticidade, agilidade e segurança em processos burocráticos digitais, além de assegurar pontos como:
sustentabilidade;
confidencialidade;
autenticidade e validade jurídica aos processos de validação de transações online;
assinatura de procurações;
autenticação de dados internos;
além de uma série de outras situações.
Acompanhe nossos artigos ou entre em contato com um de nossos consultores.
Comments