Criptografia é um sistema baseado em algoritmos que habilitam o uso de duas chaves: uma pública, para cifrar a mensagem; e outra, diferente, mas matematicamente relacionada, a chave privada, para decifrá-la.
Assim, cada usuário possui um par de chaves:
● Uma é abertamente divulgada, a chave pública;
● A outra é mantida em segredo, a chave privada.
Esse sistema também pode ser usado para executar assinaturas digitais e troca de chaves entre correspondentes.
Há duas características especiais que devem ser destacadas:
● Uma mensagem cifrada com uma das chaves somente pode ser decifrada com a outra chave correspondente do par;
● O conhecimento da chave pública não implica, nem permite, a descoberta da chave privada correspondente.
A criptografia é o processo usado para disfarçar que conteúdo será informado. Pode ser entendida como um estudo de técnicas e aplicações que dependem da existência de problemas difíceis de serem solucionados, cuja solução depende de alguma informação secreta, como a assinatura de um documento digital.
É válido lembrar que a criptografia assimétrica é utilizada pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira – ICP Brasil.
A criptografia assimétrica, também chamada de criptografia de ponta-a-ponta, possibilita aos usuários uma segurança maior no aspecto sigiloso. Quando criptografadas de ponta-a-ponta, suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas.
Assim, a criptografia permite segurança, garantindo o protocolo e evita o erro da transmissão. Possibilita também que nenhuma outra pessoa além do remetente e do destinatário tenha acesso ao documento.
Ao adotar a criptografia, tem-se um avanço em questão de segurança, garantindo a informação precisa e confidencial.
Curtiu? Nos vemos no próximo artigo!
Comments