top of page
  • Foto do escritorWe Sign

Os principais benefícios da assinatura eletrônica



A sustentabilidade é um conceito cada vez mais importante nas nossas vidas. Ao adotar a assinatura eletrônica, você colabora para o fortalecimento dessa ideia! Esse recurso permite que você assine documentos de forma segura, reduzindo a utilização de papel.


Além disso, as transações realizadas por meio da assinatura eletrônica são muito mais rápidas e práticas. A partir de agora você verá os principais benefícios da assinatura eletrônica e como implementá-la no seu negócio!


Quando surgiu a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é um recurso que ganhou força a partir da popularização da internet. No entanto, o seu conceito é bem antigo! A primeira vez que esse termo foi utilizado foi em 1977, na Convenção de Haia, que regulamentou as transações comerciais internacionais.


Desde então, diversos países passaram a reconhecer a validade das assinaturas digitais. No Brasil, essa regulamentação só aconteceu em 2001, com base na Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. A partir daí, a assinatura eletrônica passou a ter o mesmo valor jurídico das assinaturas manuais!


Como funciona a assinatura eletrônica?


A assinatura eletrônica é realizada por meio de um ambiente digital, ou seja, você pode receber qualquer documento e assiná-lo 100% online, sem a necessidade de se locomover, com total praticidade e agilidade.


Esse documento é essencial para garantir a segurança nas transações realizadas por meio da internet.


Assinatura eletrônica x assinatura digital: existe alguma diferença?


SIM! Na verdade, muitas pessoas acabam confundindo esses dois termos, mas é importante fazer a diferenciação entre eles para não ter dúvidas.


A assinatura digital é um método de identificação que utiliza criptografia para garantir a segurança nas transações virtuais. Já a assinatura eletrônica é o documento que comprova que aquela pessoa está de acordo com o conteúdo apresentado.


Vale ressaltar que, para a assinatura eletrônica ser considerada válida, é preciso utilizar a certificação digital ICP-Brasil.


Quais são os tipos de assinaturas eletrônicas?

Existem dois tipos de assinaturas eletrônicas: a simples e a certificada. A primeira é aquela que pode ser realizada por qualquer pessoa, basta ter um login e senha para acessar o ambiente digital.


Já a segunda, só pode ser feita pelos chamados certificados digitais, que são emitidos por autoridades certificadoras.


Quais documentos podemos assinar eletronicamente?

Você pode assinar qualquer tipo de documento por meio da assinatura eletrônica, basta enviá-lo para o seu ambiente digital seguro. Alguns exemplos de documentos que podem ser assinados eletronicamente são:


● Contratos;

● Notas fiscais;

● Pedidos de compra;

● Requisições;

● Termos aditivos, entre outros.


Assinatura eletrônica e a Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais benefícios da assinatura eletrônica. Como esse recurso evita o uso de papel, é possível reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo desse material.


Além disso, a assinatura eletrônica também facilita a locomoção das pessoas, já que não é preciso se deslocar até o local para assinar um documento. Isso também contribui para a sustentabilidade, pois evita o desperdício de combustível com o transporte.


Com a assinatura eletrônica você evita o uso de caneta (plástico) e tinta, dois dos principais poluentes do meio ambiente. Com isso, você garante uma assinatura sustentável!


Como fazer uma assinatura eletrônica?


Para fazer uma assinatura eletrônica você precisa, primeiro, criar uma em um ambiente digital seguro, para isso, basta falar agora com um de nossos especialistas de plantão e solicitar o acesso ao nosso sistema. Esse será o canal pelo qual todos os documentos serão enviados e assinados.


A We Sign é uma ferramenta de gerenciamento de documentos, onde você pode rapidamente inserir os dados de sua empresa e adicionar quantos documentos desejar.


Você consegue fazer a gestão completa dos seus processos, além de ter um ambiente 100% seguro para as suas assinaturas eletrônicas!


Portanto, se você tem uma empresa e ainda gasta tempo e papel para coletar assinaturas dos seus contratos, você pode estar perdendo muito dinheiro.


Para não correr riscos, fale agora com nossos especialistas e conheça os principais benefícios que a assinatura eletrônica pode trazer ao seu negócio!

205 visualizações

Hozzászólások


whatsapp-icon.png
bottom of page