top of page
  • Foto do escritorWe Sign

O que é assinatura híbrida?



Inicialmente, é importante saber que a assinatura híbrida é formada por duas modalidades. Geralmente, as pessoas costumam pensar que se refere a uma mescla de assinatura digital e física, mas na verdade, é referente à união da assinatura eletrônica que não utiliza o certificado digital de modo dependente e a assinatura digital aplicável através do certificado digital.


Devemos ressaltar ainda, que ambos os tipos de assinaturas podem ser aplicadas no mesmo documento em processo. Dessa forma, permitindo que cada parte signatária use a assinatura que seja mais indicada para cada situação.

Sendo assim, há maneiras de agilizar a formalização de determinados tipos de processos, lembrando que o certificado digital não é obrigatório para todos os tipos de acordos.


A assinatura híbrida


Como explicamos no início do artigo, ela se refere ao uso da assinatura digital que depende da certificação digital e da assinatura eletrônica que não obriga a geração de dados ou chaves por parte do certificado.


De todo modo, a utilização da assinatura eletrônica torna-se, simples contando com uma plataforma certificada e segura para o procedimento.


O certificado


A parte que tiver o certificado poderá realizar a assinatura digital, e a parte que não tiver ou não quiser usar poderá fazer a assinatura eletrônica.


É preciso ainda reforçar que há diferentes tipos de assinaturas eletrônicas. A do tipo simples abrange as informações do usuário a serem obtidas através de preenchimento de um formulário online.


A do tipo de “assinatura eletrônica avançada” visa confirmar a identidade da pessoa através de um sistema, e a “assinatura eletrônica qualificada” que utiliza o certificado digital, tem o mesmo peso de um reconhecimento de firma por autenticidade em cartório.


Todos os tipos de assinaturas apresentam níveis de segurança e devem ser adequadas para cada tipo de procedimento.


Os diferenciais


Há vários diferenciais em seu uso, como por exemplo, obter maior agilidade em todo o processo de formalização de documentos e também a rapidez para a assinatura de contratos, provas de processos entre outros.


A assinatura híbrida torna a pessoa jurídica mais competitiva, com todo o negócio bem planejado e gerando mais qualidades para o processo.


Como obter sua assinatura híbrida?


A assinatura híbrida pode ser obtida a partir de plataformas certificadas como a nossa empresa. É importante ter a plena garantia sobre todo o processo para que ele ocorra de modo mais seguro, portanto, fale com um de nossos Consultores e evite erros.


Conclusão

Portanto, ao abordarmos sobre a assinatura híbrida devemos lembrar que há processos e negócios que não exigem a assinatura via certificado digital, abrangendo situações de contratos e de prestação de serviços.

De todo modo, a assinatura garante a realização de negociações de modo mais eficiente e bem direcionado para todos.

117 visualizações

Comments


whatsapp-icon.png
bottom of page