top of page
  • Foto do escritorWe Sign

É seguro assinar documentos digitalmente?



Hoje em dia, tem sido cada vez mais comum empresas e pessoas jurídicas assinarem documentos de forma digital, contando da melhor forma possível com a assinatura digital.


Esse tipo de assinatura é confiável e conta com o uso de diferentes tipos de tecnologias que geram mais segurança, benefícios e agilidade para fechar negócios.


Além da rapidez, também é um processo que permite a redução de custos burocráticos e corporativos.


Mais segurança com documentos digitais


Para compreendermos essa questão devemos reiterar a atenção com o uso da tecnologia previsto pela Lei n° 14.603/2020, que regula o uso da assinatura digital.

A emissão de documentação digital elimina a acumulação de papéis, e a dependência de carimbos físicos para a devida autorização de processos judiciais e financeiros.


A Segurança da assinatura digital


Ao abordarmos sobre a assinatura digital, devemos considerá-la como uma ferramenta eletrônica digitalizada e qualificada, que existe para a comprovação da identidade de uma pessoa jurídica ou física nos meios digitais e de verificação de certificado digital.


Pode ser compreendida como uma funcionalidade tecnológica que visa garantir mais agilidade, segurança e proteção a qualquer tipo de transação em ambiente eletrônico e jurídico.


Em uma visão prática esse tipo de assinatura surge para substituir a assinatura física em qualquer tipo de documento.


É importante ainda conhecer as principais regras desse tipo de assinatura referida pela Lei da Assinatura Digital.


Mais praticidade


A assinatura digital é bastante confiável, permitindo a autenticação online e segura de diferentes papéis e registros de pessoas jurídicas e físicas, com a mesma validade legal de uma assinatura tradicional feita à mão.


Para usar esse tipo de assinatura é importante obter certificado digital validado junto ao ICP-Brasil.


Mais confiável


Dentre as suas principais atribuições, a assinatura digital visa à garantia da autenticidade, integridade, não repúdio e validade jurídica de qualquer tipo de documento no formato eletrônico, tendo todo o suporte para as devidas aplicações em documentos digitalizados para garantia de transações eletrônicas mais seguras.


Ressaltando que esse certificado é formado por duas chaves de segurança, sendo uma chave pública (pode ser divulgada para terceiros) e uma chave privada (exclusiva do titular da documentação).


Mais versátil

A assinatura digital funciona tanto quanto a assinatura manual para reconhecimento de documentos. Pois, ela funciona a partir de autenticação eletrônica criptografada gerada a partir de um certificado digital.


Ao considerarmos a criptografia assimétrica, no qual par de chaves diferentes se relacionam através de algoritmos, os receptores mais adequados podem de fato receber e autenticar as transações previstas, os contratos e os documentos solicitados.


Mais garantida

Quando uma determinada chave assina, somente um outro tipo de chave eletrônica poderá autenticar, para garantir o não repúdio, a autenticidade, o reconhecimento da firma e a integridade do processo.


Conclusão


Portanto, em relação aos documentos, a assinatura digital eleva a segurança e a agilidade de diferentes processos de registros de documentos. Sendo importante obter certificado digital para ter a plena emissão desse tipo de assinatura.


whatsapp-icon.png
bottom of page